A denominação Medicina Ortomolecular existe desde as primeiras publicações do PhD, Prof. Linus Carl Pauling (1901 -1994), bioquímico, cientista, pesquisador, com prêmios Nobel de Química e da Paz, na revista Science em 1968.

Neste mesmo período foi criado, inicialmente,The Journal of Orthomolecular Psychiatry e, a medida em que as pesquisas bioquímicas celulares/moleculares foram ampliadas para diversas áreas médicas passou a se chamar-se The Journal of Orthomolecular Medicine onde são publicados estudos clínicos e pesquisas de grande relevância. As bases bioquímicas da Medicina Ortomolecular envolvem, essencialmente, os conceitos de radicais livres, reações de oxiredução e estresse oxidative.

Os radicais livres têm sua ação fisiológica contra os agentes agressores ao organismo como bactérias, vírus, dentre outros. Mas, quando em excesso favorecem enfermidades relacionadas à patogênese do câncer, doença cardiovascular, aterosclerose,hipertensão,injúria isquemia/reperfusão( infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral), diabetes mellitus, doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer,Parkinson,catarata,etc.), artrite reumatóide, envelhecimento, asma, ovários microcísticos, esquizofrenia, transtorno bipolar, TDAH entre outras.

No Brasil, a Medicina Ortomolecular é representada pela Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular e sua proposta é:

1 – Identificar, o mais precocemente possível, o Estresse Oxidativo evidenciado de forma subclínica ou clínica nas diferentes fases da vida do indivíduo, ou seja, quer na gestação, na infância, na adolescência, na adultícia ou na senescência.

2 – Avaliar o indivíduo de maneira global, através de uma avaliação clínica(Anamnese), a mais completa possível e exames complementares necessários a cada caso.

3 – Analisar a bioquímica individual, identificando os biomarcadores de Estresse Oxidativo. A maioria destes biomarcadores de Estresse Oxidativo fazem parte dos exames solicitados na clínica médica diária. Portanto, a questão é ter o devido conhecimento para poder correlacioná-los com seu significado bioquímico celular/molecular, base da Medicina Ortomolecular.

4 – Considerar as consequências na saúde das interações do Homem com o Ambiente. Isto envolve local de moradia, de trabalho, a profissão, os hábitos(alimentação, fumo, drogas, etc.), os agrotóxicos, a qualidade da água, do ar, do solo, a poluição sonora, etc.