A ABMO – Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular, representante da Medicina Ortomolecular Brasileira, foi fundada em 23 de maio de 1995, no Estado do Rio de Janeiro, com o nome de SOMORJ- Sociedade de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro, sendo uma associação com finalidade não econômica que congrega médicos de todas as especialidades. Sua proposta inicial, foi promover a informação e formação de médicos em Medicina Ortomolecular, independente da especialidade.

No ano 1996 foram criados os departamentos:

  • Bioquímica
  • Farmácia
  • Nutrição

No ano 2000, a associação passou por alterações estruturais. Foi reformulado o Estatuto, adequando-o a  legislação vigente, dando maior abrangência às suas finalidades.

Os objetivos científicos foram mais detalhados, divulgando o que há de mais atual nas Ciências Médicas, com convergência para uma abordagem global do ser humano, incluindo além da saúde, a melhoria da adaptação a condições ambientais e de qualidade de vida.

Foram criadas duas linhas de atuação  

  1. Acadêmica – promovendo Cursos de Formação em Medicina Ortomolecular e de Educação Continuada – por meio de Seminários, Cursos e Workshops, a médicos de todas as especialidades e eventos multidisciplinares;
  2. Social e cultural – voltadas a  preservação da saúde e de sua interação com o meio ambiente, prestando atendimento médico ambulatorial a comunidades de baixa renda e promovendo palestras de informação e orientação, nas áreas de saúde e meio ambiente, em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais e; empresas privadas, dando prioridade às medidas preventivas.

No ano 2001 foram alterados os departamentos para:

  • Bioquímica
  • Comunicação Social-Imprensa,
  • Meio Ambiente
  • Educação.

Foram promovidos eventos abertos ao público em geral, divulgando informações e orientações sobre como ter uma vida saudável, uma alimentação adequada, atividade física, prevenção de doenças e qualidade de vida.

No ano 2003, foi reconhecida como Utilidade Pública Estadual do Rio de Janeiro. Passou a desenvolver parcerias, para a realização de projetos, com Universidades, Órgãos Municipais, Estaduais e Federais, associações de classe e empresas privadas.

No ano 2005 foi alterado a logo e o nome para ABMO – Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular

No ano 2005 foi reconhecida como Utilidade Pública Federal.

No ano 2006, passou a ser denominada Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular.

No ano 2010 foi reconhecida Utilidade Pública Municipal do Rio de Janeiro.